ISBN: 978-85-444-1151-3
IDIOMA: Português
NÚMERO DE PÁGINAS: 768
NÚMERO DA EDIÇÃO: 1
DATA DE PUBLICAÇÃO: Editora CRV
Esse livro é fruto de intensa conversação com pesquisadores, trazendo resultados de pesquisas sobre as práticas de judicialização e medicalização da vida no contemporâneo. Agrupa estudiosos de todas as regiões do Brasil sobre os temas propostos, na interface com a medicalização e judicialização.
A obra em tela é uma contribuição que poderá significativamente contribuir para interessados nas temáticas abordadas, nos cursos de graduação e pós-graduação de inúmeras áreas, contemplando aspectos gerais e específicos com todo o cuidado e rigor necessários aos escritos de pesquisadores. Vale destacar a diversidade teórico-metodológica dos capítulos, sem que se percam os temas da medicalização e judicialização em seus efeitos nos processos de subjetivação atuais.
Ainda é relevante ressaltar que os autores são de diferentes áreas do conhecimento e pertencem aos mais diversos programas de pós-graduação do país, contemplando grande articulação com a formação das subjetividades, no presente, a partir dos processos de judicialização e de medicalização das existências.
Assim, a obra permite, sem dúvida, uma análise da medicalização como produção, promoção, criação de vidas patologizadas e, também, subjetividades medicalizadas pela nomeação de vidas saudáveis. Por fim, o livro traz importante problematização das práticas judicializadoras das subjetividades e dos efeitos que geram na inflação jurídica hoje, que tanto nos inquieta e nos faz pensar sobre o que estamos fazendo de nós mesmos, no tempo em que vivemos