ISBN: 978-65-251-2015-7
IDIOMA: Português
NÚMERO DE PÁGINAS: 90
NÚMERO DA EDIÇÃO: 1
DATA DE PUBLICAÇÃO: Editora CRV
Este livro nasce da experiência da autora como assistente social no Serviço de Apoio Psicossocial às Varas de Execuções Penais do Tribunal de Justiça de Rondônia, e de sua paixão pela temática do “louco infrator” alguém que comete crime em virtude de transtorno mental e como sanção penal cumpre Medida de Segurança.
A defesa dos excluídos, a dedicação à causa destes “invisíveis” para a sociedade e a sensibilidade de Ana Paula Baldez resultaram na pesquisa de Doutoramento e posteriormente neste livro, cujo texto convida-nos a refletir, enquanto sociedade, o quanto nossas ações podem contribuir para a total invisibilidade destes sujeitos amordaçados ou, ao contrário, mostrar quem são promovendo a reinserção social e dar-lhes um lugar de respeito e dignidade, garantindo-lhes, de fato, a saúde e o cuidado integral.
O texto faz um retrospecto da saúde mental e sua institucionalização no Brasil, contextualizando e traçando o perfil psicossocial das pessoas em cumprimento de medida de segurança ambulatorial em Rondônia. Com isso, o leitor poderá conhecer os múltiplos fatores que possibilitam a desinstitucionalização, a legislação pertinente, o método da pesquisa, os resultados e seus diversos indicadores. Indo além, a autora discute a necessidade de políticas públicas intersetoriais efetivas envolvendo as questões de saúde mental, e destaca os desafios que atravessam a realidade rondoniense marcada por peculiaridades geopolíticas. O leitor é, então, provocado a pensar na propositura com destemor, considerando a abordagem clara e sensível sobre o panorama psicossocial dos ditos “Medidas de Segurança”. Este livro dedica-se aos interessados em conhecer quem são esses sujeitos, quais os tratamentos a eles dispensados no âmbito da Justiça e da rede de saúde local, e às pessoas que demonstram curiosidade pelas causas sociais, de saúde mental e defesa dos direitos humanos.