ISBN: 978-65-5868-435-0
IDIOMA: Português
NÚMERO DE PÁGINAS: 194
NÚMERO DA EDIÇÃO: 1
DATA DE PUBLICAÇÃO: Editora CRV
O câncer pediátrico enseja perdas na vida da criança e do adolescente, que se afastam do convívio familiar, dos seus amigos e da escola para se submeterem ao tratamento. O mesmo acontece com o seu cuidador principal. No momento do agravo da doença, cronicidade ou impossibilidade de cura, o contexto de cuidados paliativos convida os atores envolvidos a entrarem em contato com a morte, o que envolve um processo de ressignificação, produzindo novos modos de agir, pensar e sentir. Além disso, os profissionais de saúde, que atuam nesse contexto, deparam-se com dilemas de tomada de decisões e de comunicação a respeito do real estado de saúde dos pacientes.
Este livro foi construído sob a égide da Psicologia Cultural, com o suporte de dois estudos nos quais se buscou compreender a experiência de adoecimento da criança e do adolescente com câncer em cuidados paliativos, assim como a experiência do seu cuidador principal e dos profissionais de saúde da área.
O livro constitui uma importante leitura para os que se interessam pelos temas abordados, além de fornecer subsídios relevantes para a formação de profissionais de saúde que convivem, diariamente, com essa realidade.